O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

UPPs NAS TELAS DOS CINEMAS

UPPs vão parar nas telas dos cinemas - Rafael Galdo, O GLOBO, 16/03/2011 às 23h39m

RIO - O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, lançou nesta quarta-feira, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, uma campanha para incentivar os moradores da região e da Vila Cruzeiro, na Penha, a denunciarem cemitérios clandestinos e esconderijos de ossadas . A visita de Beltrame à Nova Brasília foi registrada pela equipe do cineasta Cacá Diegues, como parte de seu novo filme, "Cinco vezes UPP". A produção, dirigida pelos mesmos jovens moradores de comunidades carentes do Rio de "Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos", de 2010, pretende mostrar a realidade nas regiões pacificadas.

De acordo com Cacá, o Complexo do Alemão será o tema do quinto episódio do filme, uma espécie de coletânea de curtas-metragens. Os outros quatro episódios são as visões dos moradores da favela e do asfalto, da polícia e dos bandidos em relação à UPP.

- O quinto episódio está começando a ser filmado hoje. Até o meio do ano já deve estar nos cinemas - afirmou Cacá.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É muito bom, pois agrega visibilidade, fortalece a imagem e estimula a confiança da população nos policiais comunitários.

Nenhum comentário: