O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 17 de março de 2011

UPPs NAS TELAS DOS CINEMAS

UPPs vão parar nas telas dos cinemas - Rafael Galdo, O GLOBO, 16/03/2011 às 23h39m

RIO - O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, lançou nesta quarta-feira, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, uma campanha para incentivar os moradores da região e da Vila Cruzeiro, na Penha, a denunciarem cemitérios clandestinos e esconderijos de ossadas . A visita de Beltrame à Nova Brasília foi registrada pela equipe do cineasta Cacá Diegues, como parte de seu novo filme, "Cinco vezes UPP". A produção, dirigida pelos mesmos jovens moradores de comunidades carentes do Rio de "Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos", de 2010, pretende mostrar a realidade nas regiões pacificadas.

De acordo com Cacá, o Complexo do Alemão será o tema do quinto episódio do filme, uma espécie de coletânea de curtas-metragens. Os outros quatro episódios são as visões dos moradores da favela e do asfalto, da polícia e dos bandidos em relação à UPP.

- O quinto episódio está começando a ser filmado hoje. Até o meio do ano já deve estar nos cinemas - afirmou Cacá.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É muito bom, pois agrega visibilidade, fortalece a imagem e estimula a confiança da população nos policiais comunitários.

Nenhum comentário: