O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 28 de março de 2011

PES - DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO


Estamos divulgando um modelo de Plano Estratégico Situacional (PES)para uma Corporação Policial Militar em que esteja inserido os aparatos policial, de bombeiros e de saúde. Serão mostrados sete objetivos estratégicos. Como é modelo pode servir para alterações, correções e críticas.

O primeiro - Incremento da Manutenção e dos Investimentos
O segundo - Desenvolvimento da Gestão Operacional

OBJETIVO ESTRATÉGICO - Desenvolvimento do Potencial Humano

AÇÕES A REALIZAR

1. Potencializar, valorizar e motivar os recursos humanos
- Estabelecer um programa de cursos de especialização ao longo da carreira;
- Estabelecer nível superior para todos os níveis da Instituição;
- Promover e facilitar auto-aprendizado ao servidor;
- Promover eficaz acompanhamento social, psicológico e de saúde aos servidores;
- Promover condições na área de saúde ao servidor e seus familiares;
- Intensificar o relacionamento entre os servidores em todos os níveis;
- Definir um plano de carreira e vantagens;
- Estabelecer novos parâmetros para gratificação por acumulo de função em todos os níveis;
- Estimular a participação dos servidores na elaboração do planejamento, atribuindo responsabilidade de decisão aos níveis de direção;
- Preparar o servidor para a inatividade;

2.Desenvolver e aprimorar o ensino e intensificar o treinamento dos recursos humanos
- Incentivar o desenvolvimento intelectual e cultural dos recursos humanos;
- Propiciar local adequado para o ensino, treinamento e instalação do corpo discente;
- Desenvolver um corpo de instrutores para todos os níveis de cursos e estágios;
- Promover convênios com Universidades e órgãos profissionalizantes em áreas de interesse da segurança pública e defesa civil;
- Buscar e ampliar, de forma contínua, pesquisas científicas no desenvolvimento de novos conhecimentos para a atividade fim;
- Organizar oficinas básicas de treinamento para apurar técnicas e procedimentos;
- Desenvolve eventos e projetos visando a permanente evolução na área do conhecimento.
- Promover a busca contínua do autodesenvolvimento dos recursos humanos

3. Aperfeiçoar as condições de trabalho
- Dotar de equipamentos de proteção individual, comunicação e viaturas;
- Dotar de equipamentos, suprimentos e aplicativos de informática para agilizar a elaboração dos documentos operacionais e administrativos;
- Atribuir responsabilidade de previsão e planejamento dos recursos para a melhoria das condições de trabalho.

4. Estabelecer política de provisão de recursos humanos para a Corporação
- Definir as necessidades de recompletamento dos quadros;
- Possibilitar um acompanhamento da situação dos recursos humanos, ativo e inativo;
- Propiciar estudos sobre a evolução da situação de pessoal em relação à previdência social;
- Estabelecer uma previsão quantitativa de pessoal referente à evasão e recrutamento, turnover;
- Prever e propor as inclusões e as especializações necessárias à continuidade administrativa e operacional;
- Reduzir os gastos com a movimentação temporária de pessoal;
- Estabelecer o vínculo do servidor com o local de trabalho e com a sua área regional;
- Incluir servidores civis do quadro geral do Estado para o exercício das atividades administrativas de execução.

5. Promover o emprego lógico dos Recursos Humanos disponíveis
- Estabelecer regramento básico para as escalas de serviço na corporação visando atender: função e carga horária semelhante para cargos iguais;
- Atender as necessidades de emprego do efetivo de acordo com a realidade regional;
- Executar as escalas de serviço conforme real necessidade operacional do OPM no município;
- Aplicar o máximo do efetivo disponível nas atividades fim ou administrativa;
- Controle o absenteísmo, executando seu cálculo, incidências e causas;
- Promover ações específicas para controle e diminuição do absenteísmo;
- Considerar a relação custo benefício para a comunidade e Estado.

6. Avaliação de desempenho dos Recursos Humanos
- Estabelecer mecanismos de avaliação e desempenho a nível gerencial de forma sistemática com ênfase nos indicadores qualitativos, sendo estes relacionados com a função, carreira, benefício comunitário e interesse público para a Paz Social;
- Estabelecer mecanismos de avaliação e desempenho a nível de execução de forma sistemática dando ênfase aos indicadores qualitativos e premiações de equipes de trabalho

7. Descrição e análise dos cargos e funções dos Recursos Humanos
- Descrever os cargos existentes na Corporação enumerando as tarefas ou atribuições que compõem cada um e que o tornam distinto em seu conteúdo, delimitando responsabilidades e níveis de delegação;
- Analisar os cargos existentes na corporação, determinando todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para seu desempenho adequado

O PRÓXIMO: Otimização da Gestão Administrativa

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