O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 16 de março de 2012

PREVENÇÃO DE DELITOS: TERRITÓRIO DA PAZ DE CANOAS GANHA CONCURSO INTERNACIONAL


PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA - ZERO HORA, 16/03/2012

MIRANTE

Com o projeto Territórios da Paz, no bairro Guajuviras, a prefeitura de Canoas ganhou o 1º lugar no concurso de boas práticas em prevenção de delitos, do Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Cumprimento ao Comando, oficiais e praças envolvidos, bem como seu maior multiplicador Alberto Kopittke, Diretor do Consórcio Metropolitano da Associação dos Municípios da RMPA/Granpal, que participa ativamente do projeto para unir os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre na busca de soluções conjuntas para sanar os problemas que causam insegurança pública. Parabéns a todos pelo prêmio merecido.

Nenhum comentário: