O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

OS INCRÍVEIS JAPONESES

WANDERLEY SOARES, O SUL
Porto Alegre, Quinta-feira, 15 de Março de 2012.


Dia e noite, a qualquer hora, o policial militar poderá ser chamado pelo vizindário.

Em minha torre, conversava com meus conselheiros, quando revelei que o Japão é um dos países que, na condição de um humilde marquês, sem posses, não conheço. No entanto, tenho três amigos japoneses que jamais se queixaram do sistema de segurança de seu país.

Por isso, fiquei feliz ao tomar conhecimento de que o governo do RS, como mais um segmento da política da transversalidade na área de segurança pública, montou um plano piloto japonês de policiamento em Caxias do Sul.

A estruturação de tal plano não teve a precisão do pensamento nipônico, mas o importante é que a montagem está pronta com um núcleo de 33 profissionais da Brigada Militar.

Isso contemplará áreas de comércio e bancos de Caxias, onde tais policiais passarão a morar com uma espécie de auxílio-moradia saído dos cofres da prefeitura do município. Acredito que o projeto se estenderá em todo o Estado.

Estaremos todos com policiais à disposição nas 24 por dia, pois o PM que morar no bairro em que trabalha poderá ser chamado a qualquer hora pelo vizindário. Esses japoneses são incríveis.

Nenhum comentário: