O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

sábado, 9 de abril de 2011

EMERGÊNCIA 190 - A VOZ DA SEGURANÇA


O serviço de EMERGÊNCIA 190 é um dos mais importantes do Estado na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. É a versão brasileira do Emergência 911 americano.

As Polícias Militares no Brasil instituíram o telefone 190 como de emergência instalados em Centros de Operações Policial Militar (COPOM)e Salas de Operações das unidades do Interior.

Mais tarde, alguns Estados concentraram no 190 as emergências da polícia civil, bombeiros, saúde, e outras demandas. No RS, foi criado o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública para atender a região metropolina.

Antes, a pessoa precisava utilizar o telefone específico da organização para pedir ajuda, demandando um precioso tempo que as situações de emergência exigem e envolvem.

O serviço de Emergência 190 exige profissionais preparados para lidar com diversas situações de emergência e seus efeitos e reflexos envolvidos. Precisam decidir com rapidez, conhecimento teórico e prático e capacidade cognitiva para descrever corretamente o fato às unidades policiais, prever possíveis riscos e oportunidades de socorro e dar atenção às questões emocionais envolvidas nas ocorrências, repassando para telefones específicos aquelas que exigem o envolvimento de especialistas.

O EMERGÊNCIA 190 é a voz da segurança para casos de ocorrência de perigo, situação crítica, incidente, crime, conflito, perigo de morte, roubos, assaltos e outras ilicitudes onde a vítima, familiares, conhecidos ou testemunhas podem pedir o auxílio ou socorro do Estado. Por ser um contato emergencial não deve ser usado para trotes, para conversar ou para pedir algo sem urgência ou relevancia.

Com este texto, gostaríamos de agradecer ao pessoal do CIOSP - Metropolitano/ Porto Alegre, pela forma atenciosa e proativa na ajuda prestada para minha família na busca de meu filho maior que estava em pânico e desorientado em Porto Alegre, ao ter descido de um ônibus em local desconhecido. A dislexia e o déficit de atenção que carrega fomentam um estado emocional que dificultava o racional para que fosse possível acalmar, aconselhar e orientar para as placas indicativas de ruas. Acabou perto da noite numa praça deserta, o que aumentou ainda mais o pânico.

Tivemos que apelar para o 190. A capacidade dos profissionais que atuam no CIOSP mais o respeito à BM ensinado para o nosso filho restabeleceu a razão, algo que não tínhamos conseguido como pais. É a história do santo de casa que não faz milagre. Só com a intervenção positiva de uma policial militar que ali trabalha foi possível localizá-lo, depois de muita angústia e dificuldade na comunicação com ele, pelo estado emocional envolvido.

Parabéns a todos e muito obrigado.

Um comentário:

Unknown disse...

meu primo fernando miguel ta usando maconha com os amigos dele eu quero que tofo o perimetro seja feito contra ele.pq eu quero que seje preso junto com amigos dele na delegacia.o fernando miguel mora em cerquilho são paulo junto com avó dele.
então ele ta saindo com tal de amigo dele.pensa no seguinte.ta quase usando drogas e pegando uma grande contia em dinheiro enrrolado no elastico,uma bola de dinheiro sujo,ele e os amigos dele moram em cerquilho ,eu quero que todas as vituras atraz deles.prendam eles.