O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

sábado, 23 de abril de 2011

PROTEGER, SERVIR E COMPARTILHAR


Trabalhando com o iPhone e o iPad. Quando os policiais de Redlands, na Califórnia, estão de serviço, eles levam tudo o que precisam. E isso inclui seus iPads e iPhones.

"O que mais se nota no cinto de um policial é o seu iPhone", diz Jim Bueermann, Chefe de Polícia da cidade de Redlands. "Ali estão armazenadas todas as informações que eles precisam quando estão fora e para as pessoas também. É tão fundamental como o rádio ou qualquer outro equipamento que eles levem no cinturão."

O iPad e o iPhone ajudam os policiais a monitorar a segurança dessa comunidade dinâmica de 70.000 pessoas, um polo de plantação de frutas cítricas, localizada a cerca de 97 quilômetros a leste de Los Angeles. "Tentamos identificar os problemas antes que as coisas se transformem em crime e desordem", explica Bueermann. "Para isso usamos uma série de mecanismos, seja pesquisa ou parceiros dentro da comunidade e tecnologia. Tudo para que possamos fazer as coisas com excelente custo-benefício e, acima de tudo, da forma mais ágil possível para atender as pessoas."

Proteger, servir e compartilhar.

O Departamento de Polícia de Redlands usa o iPad e o iPhone como interfaces de duas vias para que eles fiquem atentos às pessoas, lugares e situações que demandem atenção.

"O iPhone e o iPad estão realmente ajudando o Departamento de Polícia de Redlands a melhorar a segurança da comunidade", esclarece o Tenente Chris Catren. "Acredito que o iPad tem potencial para ser adotado em grande escala para cumprimento da lei pela sua portabilidade, facilidade de uso e tecnologia avançada. Esse dispositivo é excelente para a nossa atividade."

Com uma tela grande e clara, o iPad permite que os policiais e detetives do departamento vejam detalhes em mapas e fotos, enquanto o teclado simplifica a digitação de informações, onde necessário. "O iPad se transformou na minha central de informações", diz Bueermann. "Ele substituiu totalmente o bloco de anotações que costumava levar comigo. Agora faço tudo o que preciso com a ajuda do iPad."

O iPad também ajuda a quebrar o gelo entre os policiais e as pessoas. Bueermann comenta: "Com o iPad, as pessoas se aproximam de mim mesmo quando estou fardado. Ele é sempre um motivo para começarmos a conversar como o departamento de polícia usa a tecnologia. Para eles somos agora além de um distintivo e um uniforme e a barreira entre os policiais e as pessoas que eles servem ficou mais suave."

Em guarda com o iPad e o iPhone.

Seja a pé, de bicicleta ou de carro, os policiais de Redlands usam o iPhone e o iPad para acessar, enviar e receber valiosas informações necessárias para resolver possíveis problemas. "Eles nos permitem consultar mapas via satélite, acessar a Internet, enviar e-mails e até tirar fotos das vítimas e de possíveis suspeitos", explica Bueermann.

"Contar com tanta informação na ponta dos dedos e conseguir compartilhá-la rapidamente com os outros policiais em campo é de extremo valor", concorda Catren. "Há vários casos em que os policiais consegiram identificar rapidamente marginais e transferir vídeo que levou à captura de suspeitos."

Para a detetive Leslie Martinez, o iPhone e o iPad são ferramentas de grande valor e que ajudam muito a desvendar roubos. "O iPhone mudou minha forma de trabalhar", ela diz. "Eu me comunico melhor e muito mais com a comunidade. Posso usar e-mail ou até mesmo mensagens de texto para a troca rápida de informações. Em vez de marcar um encontro com alguém, posso enviar uma foto e dizer "Essa parece a jóia que vocês estavam procurando. Deem uma olhada e me avisem."

Ela também usa o iPhone para resolver casos mais complexos. "Encontramos uma vez um local lotado de coisas roubadas de várias lojas", ela lembra. Com a ajuda do app RedLaser no iPhone, Martinez escaneou os códigos de barra para descobrir de quais lojas os produtos poderiam ter saído, simplificando um processo que poderia ser bem mais complexo e demorado.

Apps bem intencionados.

A força policial de Redlands usa vários apps para iPhone e iPad desenvolvidos especialmente para a sua área de atuação como o Field Contact, um app de documentação que ajuda na coleta de dados em campo e edições do Código Penal da Califórnia e do Código de Trânsito da Califórnia para consulta.

"Mas nem todos os apps são de uso exclusivamente para cumprimento da lei", explica Bueermann. "Ás vezes os mesmos aplicativos utilizados pelas empresas são ótimos também para o nosso trabalho."

Por exemplo, Bueermann e a sua equipe usam o Keynote para a criação de apresentações de alta qualidade no iPad e o Office2 HD no iPad para criação e edição de documentos em Microsoft Word e Excel. "A combinação desses apps com o tamanho do iPad é perfeita, porque ele tem o tamanho ideal para redigirmos nossos relatórios", diz Catren. "Em vez de ter que voltar à delegacia, os policiais podem realizar suas tarefas nas áreas onde estiverem. Isso permite que eles fiquem nas ruas e na comunidade por mais tempo."

Os novos pacificadores.

O uso do iPhone e do iPad pelo Departamento de Polícia de Redlands tem sido bem tranquilio", diz Bueermann. "Não temos tido nenhum problema, nem preocupação com a segurança dos dados ou como acessá-los.

Os dispositivos são tão fáceis de usar que nem precisamos de treinamento," diz Catren. "Quando entregamos os iPhones e iPads para os policiais ninguém nunca fala "Não sei como usar isso"". Eles são tão intuitivos, com aquela prática tela Multi-Touch e capacidade de zoom. O iPad é muito simples. O iPhone é muito simples. É isso o que precisamos e queríamos de um dispositivo."

Com o iPhone, o iPad e a grade variedade de apps à disposição para fazer praticamente qualquer coisa, os policiais de Redlands estão muito bem equipados para coletar e decifrar informações e dados em campo, comunicar fatos importantes e identificar padrões para manter a cidade segura.

"O iPad e o iPhone são duas tecnologias com excelente custo-benefício nas quais investimos para fazer o nosso trabalho", diz Bueermann. "O iPad me ajuda a fazer melhor o trabalho. Consigo desempenhar melhor a minha função e ser mais criativo em termos de serviços que podemos prestar para a comunidade. Diria que os outros chefes de polícia não deveriam nunca ignorar o poder dessa ferramenta.

Não consigo mais me ver trabalhando sem meu iPhone", diz Martinez. "Ele está sempre comigo. Sempre à disposição e me mantendo informado de tudo o que aconetece. Penso que o iPhone é a tecnologia mais avançada para o cumprimento da lei."

Visão rápida

Localização: Redlands, Califórnia
Fundação: 1888
98 policiais e 100 funcionários civis
http://ci.redlands.ca.us/police/
Os policiais patrulham a cidade de Redlands com a ajuda de Segway.

"O iPad me ajuda a fazer melhor o trabalho. Diria que os outros chefes de polícia não deveriam nunca ignorar o poder dessa ferramenta. Jim Bueermann, Chefe de Polícia do Departamento de Polícia de Redlands

"Não consigo mais me ver trabalhando sem meu iPhone. Ele está sempre comigo. Sempre à disposição e me mantendo informado de tudo o que aconetece." Detetive Leslie Martinez, Departamento de Polícia de Redlands

"Acredito que o iPad tem potencial para ser adotado em grande escala para cumprimento da lei pela sua portabilidade, facilidade de uso e tecnologia avançada." Tenente Chris Catren, Departamento de Polícia de Redlands

FONTE: http://www.apple.com/br/ipad/business/profiles/redlandspd/

Nenhum comentário: