O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

POLÍCIA INTERATIVA CAPIXABA


POLÍCIA INTERATIVA É PRIORIDADE NO ES - Jailson Miranda - PolicialBr, 16 janeiro 2011.

O novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, fez uma visita de cortesia ao prefeito em exercício de Viana Carlos Lopes. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 13, no gabinete da prefeitura. O comandante veio acompanhado pelo Tenente coronel Jailson Miranda, coordenador Estadual da Polícia Interativa e Gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Segurança Pública. Além da visita eles participaram da primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM).

Segundo o Coronel Anselmo, a visita serviu para que ele se apresentasse como novo comandante e ao mesmo tempo ratificou a parceria que a PM, por meio do 7º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento de Viana, tem com o município.

O novo comandante comentou da necessidade de uma integração maior da PM com a sociedade e outras instituições para enfretamento da criminalidade. Em Viana, citou sobre o resultado positivo na região onde está instalado o programa Território da Paz, implantado na Região da Grande Bethânia, onde os índices de criminalidade diminuíram em 79%. “Não se entende a segurança pública sem a participação efetiva da sociedade. Não se entende segurança sem que passe por esse canal de integração”, afirmou Anselmo Lima.

Ainda, segundo o coronel, existe a possibilidade de implantar o mesmo programa em outros bairros que poderá ser estendido com o aumento do efetivo da PM previsto para este ano. “Quem conhece os problemas do bairro, da rua, é a população. Por isso é importante uma relação mais próxima da comunidade com nosso efetivo para resolver os problemas”, finalizou o comandante.

Durante a reunião, Norlen Apelfeler, Secretário Executivo do GGIM do município, disse que uma das grandes necessidades de Viana está na transformação da 1ª Companhia do 7º Batalhão da PM, instalada no município, em uma Companhia Independente. Isso, segundo ele, daria autonomia às ações necessárias na prevenção da criminalidade, bem como no aumento do efetivo, mais equipamentos e outros benefícios.

Carlos Lopes qualificou a visita como o reconhecimento que o município tem no trabalho de parceria com a Polícia Militar. “Temos um ótimo relacionamento com a PM e todas as ações onde há necessidade de parceria o comando da Polícia Militar sabe que poderá contar com o apoio de Viana.”.

Jailson Miranda Ten Cel PM é Gerente de Integração Comunitária SESP - ES. Coordenador Estadual de Polícia Interativa - " Promover Ambientes Seguros com a Comunidade"

Ler mais: http://policialbr.com/profiles/blogs/policia-interativa-e?xg_source=msg_mes_network#ixzz1BPcMx300

Nenhum comentário: