O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 15 de janeiro de 2011

PALHAÇADA CONTRA O CRIME


Palhaçada contra o crime - Antonio Carlos Prado e Juliana Dal Piva - Revista isto É, Edição: 2149, 14.Jan.11

Parece piada, mas não é.

Contratados para visitas educacionais em escolas da cidade mexicana de San Nicolas de Los Garza, policiais fantasiados de palhaços acabaram tendo de assumir suas funções originais: prenderam um casal em flagrante roubando uma residência.

O disfarce involuntário colaborou para a prisão.

Nenhum comentário: