
Unidade de Polícia Pacificadora na Cidade de Deus foi conhecida. Três bases da UPP atendem cerca de 120 mil habitantes da comunidade - CORREIO DO POVO, 12/04/2012
Em funcionamento desde fevereiro de 2009 e com foco para o policiamento comunitário, a UPP instalada na Cidade de Deus foi visitada ontem pelo comandante-geral da Brigada Militar do RS, coronel Sérgio Abreu. Com três bases distribuídas na área com aproximadamente 120 mil habitantes, conforme cálculos da Polícia Militar, a comunidade tem 350 PMs que atuam principalmente no combate ao tráfico de drogas. A visita foi acompanhada pelo comandante do Estado Maior da BM, coronel Valmor Araújo de Mello.
Segundo o major Felipe Romeu, que comanda a UPP, as bases funcionam como uma "Polícia de proximidade", que após o ingresso na região, passou a registrar aumento de denúncias e de casos de violência contra a mulher. Ações de reforço escolar, inclusão e atividades esportivas, porém, ainda são precárias.
Um dos pontos visitados foi a Creche Cidade de Deus, que atende a 218 crianças de zero a 4 anos e emprega 60 pessoas que moram na região. A creche, criada pela ONG Rio Solidário, tem parcerias com a prefeitura e empresas e orçamento mensal de R$ 200 mil. "O avanço obtido foi limitar o tráfico e reduzir índices de violência. Percebemos a falta de investimentos capazes de atender jovens e adultos", disse.
A diferença para o projeto Território da Paz, segundo Abreu, é que a iniciativa implementada na Capital e em cidades do interior do RS integra projetos de várias secretarias para atender às comunidades, com ações de educação, saúde e acesso ao microcrédito. Ontem à tarde, lojas, mercearias e pequenos estabelecimentos comerciais da Cidade de Deus estavam fechados em razão da morte do traficante Paulinho da Bazuca, morto terça-feira durante uma operação da PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário