O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

EXECUÇÃO DE ZELADOR QUE RECLAMAVA DA BANDIDAGEM.

LEI DO CRIME. Zelador é morto com nove facadas - Zero Hora, 09/02/2011

Pelo menos nove facadas pelas costas foi o preço imposto pelo crime ao silêncio do zelador Luís Carlos da Silva Cardoso, 33 anos, em Tramandaí. O corpo dele foi encontrado ontem na beira da praia. A polícia já teria dois suspeitos do crime.

– A vítima vinha sofrendo ameaças de traficantes, mas não era envolvido com a criminalidade. Na verdade, reclamava da presença deles próximos da sua casa – afirma o delegado Cassiano Cabral.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esta notícia acima revela o quanto é difícil para um cidadão achar coragem para zelar pela sua comunidade ou seu local de trabalho contra a atos da bandidagem. É a mesma pena para que ousa colaborar com a polícia.

Os brasileiros estão abandonados pela lei, pela justiça e pelos demais instrumentos de ordem, justiça e cidadania. A impunidade, as benevolências, as punições brandas e os regimes que são portas abertas para as ruas são estímulos que encorajam a bandidagem para agir, submeter vontades e eliminar os obstáculos que possam impedir a ação criminosa e o domínio de territórios e comunidades. São mazelas que detroem as iniciativas de colaborar e de confiar num Estado em desarmonia, numa Justiça fraca e morosa e numa Polícia dividida e de esforços inúteis.

E confiança é o cimento que une cidadão e polícia no combate ao crime através da filosofia e estratégias de policiamento comunitário.

Nenhum comentário: