O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

RELATÓRIO LEE BROWN - POLICING NEW YORK CITY IN THE 1990's



Em 1990, Lee P. Brown, então Police Commisioner da NYPD, desenvolveu um relatório "to the Citizens of New York City", mostrando a necessidade de transformação do Departamento Policial para uma maior aproximação com as muitas comunidades da cidade, partindo da seguinte visão:

- O Departamento Policial da Cidade de Nova Iorque existe para proteger a vida e a propriedade dentro da lei, manter a ordem na comunidade, reduzir o crime e o medo de crime nos bairros, com grande respeito à dignidade humana e de acordo com os padrões mais altos de habilidade profissional, integridade e responsabilidade.


E definiu...

Os componentes chaves da transformação para o policiamento comunitário são:

· A presença do policiamento comunitário será providenciada para todos os bairros de cidade.

· A solução de problemas se tornará o caminho padrão em qual os integrantes do Departamento respondem a situações trazidas à atenção deles/delas, quando em patrulha ou em administrativo , investigativo ou em tarefas de apoio. O Departamento administrará suas operações até certo ponto, e estimulará os policiais baseado em compromisso a um jogo escrito de valores que guiam suas ações.

· Policiando os bairros da cidade - a patrulha ostensiva terá a estrutura, o apoio e recompensas necessárias para fazer isto como um lugar desejável para próprio policial gastar o dele ou a carreira dela como qualquer outra tarefa no Departamento.

· A criatividade policial será reconhecida formalmente e será usada resolvendo problema. Igualmente, haverá policiais responsáveis pelas ações deles/delas, dentro do contexto da missão do Departamento, valores, objetivos, políticas e procedimentos.

· Novas medidas de desempenho Departamental serão desenvolvidas para manter em constante feeedback o Departamento e provêem com a pesquisa na comunidade se o Departamento está alcançando seu objetivos.

· Serão controladas as demandas de trabalho do fone 911 . Um sistema melhorado para classificar a chamada, indicação e procedimentos que serão projetados e implementados. Os policiais serão nomeados para um determinado bairro no qual ajudam responder a chamadas para serviço que vem do bairro deles/delas.

· O Sistema de Despacho de Patrulha, que mandava o pessoal para o atendimento das várias ocorrências, será revisado para refletir a integração de todo o pessoal na estratégia do policiamento comunitário.

· A base do serviço para o qual são recrutados será alargado. Pessoas aceitarão o compromisso do departamento como uma organização policial que representa a comunidade, a qual vê o trabalho policial como um serviço para comunidade, em lugar de buscar o indivíduo será identificado e será procurado.

· O processo de seleção será modernizado. A seleção desenvolverá investigações profundas e a prova psicológica será revisada para um recrutamento orientado ao policiamento comunitário.

· Os policiais civis e de uniforme (discretos e uniformizados) se tornarão membros iguais na transição para o policiamento comunitário.

· O Departamento de treinamento terá aumentada as suas responsabilidades e, em algumas instâncias, totalmente, revisado. Eles ensinarão as novas habilidades requeridas para o policiamento comunitário, ensinando como resolver problemas, prevenir o crime e organizar a comunidade.

· Os mecanismos de avaliação de desempenho serão revisados e desenvolvidos para proporcionar aos policiais o feedback no seu desempenho e lhes ajudar fortalecer a sua efetividade.

· Novos sistemas de recompensa serão desenvolvidas para reforçar à comunidade que a policia tem valores e assegurar que o reconhecimento é para os que se superam levando a cabo a filosofia do policiamento comunitário.

· Os mecanismos de controle de integridade serão completamente revistos para assegurar a manutenção do nível mais alto de integridade ao longo do Departamento, encorajando e apoiando o exercício da discrição por pessoas de princípios que trabalham para rechaçar os problemas .

Tradução: Jorge Bengochea

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Recomendo a leitura por todos aqueles que acreditam nas estratégias de policiamento comunitário, um tipo de policiamento que fomenta a aproximação, o comprometimento, a responsabilidade territorial e as relações da força policial e dos policiais com as comunidades e suas lideranças. É muito interessante, pois faz uma diagnóstico da NYPD; relaciona novas estratégias com os valores; indaga sobre o contexto do policiamento e dos padrões e tendências crime na cidade metropolitana; faz uma avaliação dos últimos 20 anos do departamento policial e estabelece os passos para a implementação do policiamento comunitário, aproximação da polícia, treinamento, cobrança dos gestores e resgate das relações de confiança junto aos cidadãos.

Pode ser copíado do site www.bengochea.com.br

Nenhum comentário: