O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GUARDA COM PATINETE ELÉTRICO

ZERO HORA, 27 de junho de 2012 | N° 17113

MAIS SEGURANÇA. Guarda de Canoas ganha patinete elétrico

Entre os 16 novos veículos recebidos na segunda-feira pela Guarda Municipal de Canoas estão quatro Vilko, espécie de patinete elétrico que será usado, principalmente, para patrulhar parques.  O Vilko tem uma bateria recarregável que pode durar duas semanas em jornada de oito horas diárias. O objetivo é utilizar os veículos nos parques Getúlio Vargas e Eduardo Gomes.

Também foram adquiridos oito carros para os Territórios da Paz Mathias Velho e Guajuviras e rondas escolares, três motocicletas e uma caminhonete.  O custo foi de R$ 380 mil, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.

VOZ NATIVA COMUNICAÇÕES, 27/06/2012

Guarda Municipal recebe novos veículos para ampliar segurança


A Guarda Municipal Canoense recebeu na tarde de ontem, dezesseis novos veículos para o patrulhamento comunitário. São oito carros para os territórios de Paz Mathias Velho e Guajuviras e rondas escolares, três motocicletas e uma caminhonete. Além disso, a Guarda recebeu quatro veículos elétricos VILKO, semelhantes a patinetes, os únicos no Estado usados para patrulha individual e que permite incursão em praças e parques. De acordo com o secretário de Segurança Pública Eduardo Pazinato, os veículos elétricos vão ampliar a segurança e reforçar o vínculo com a comunidade. "É importante a presença física dos guardas e a sensação que isso passa aos cidadãos, de que estão amparados". O VILKO é movido à bateria recarregável e tem autonomia de duas semanas com jornada diária de oito horas. Os guardas foram treinados para operá-lo e deverão usá-los com maior frequência nos parques Getúlio Vargas e Eduardo Gomes. Os R$ 380 mil aplicados nos novos veículos vêm do Fundo Nacional de Segurança Pública, parte através de emenda parlamentar do Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Deputado Luiz Carlos Busato, parte através do Fundo via projeto Casa das Juventudes.

Reforço na região das escolas:

Ao entregar a frota, o prefeito Jairo Jorge citou maior segurança nos quadrantes da cidade, principalmente nas rondas escolares. "Isso significa mais veículos para rondas perto das escolas, garantindo maior segurança aos estudantes e a todos os cidadãos". Já está em licitação a compra de outros quatro veículos, incluindo um micro-ônibus para transporte dos guardas para grandes eventos. Além dos territórios de paz, as regiões da Grande Niterói e da Grande Rio Branco também serão assistidas com os novos veículos.
Fonte Secom/PMC

Nenhum comentário: