O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

COMANDO REGIONAL DO ALTO JACUÍ RESGATA O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

http://www.bmcruzalta.com.br/site/wp-content/themes/twentyten%20-%20c2t/img/banner.jpg 

O COMANDO REGIONAL DE POLICIAMENTO OSTENSIVO ALTO JACUÍ está implementando na sua região as estratégias de policiamento comunitário, tendo reservado na sua página oficial um espaço para divulgar o nosso conceito e detalhar as ações desenvolvidas pelas suas unidades operacionais.


Policiamento Comunitário

O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. AConfiança Mútua é o elo de ligação entre cidadão e policial. O Comprometimento é a energia. O sucesso desta estratégia de segurança depende da eficácia, comprometimento e celeridade do SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL envolvendo segmentos reativos, periciais e discretos do aparato policial, da vigilância permanente do MP, da ação coativa e supervisora do Judiciário, de leis sérias e fortes, da presença proativa das Defensorias e de uma execução penal digna e recuperativa, complementado por políticas educacionais, sociais e de saúde capazes de manter a continuidade, salvaguardar e garantir o sucesso dos esforços de todos contra o crime, rumo à paz social. (Blog do Policiamento Comunitário)


Operação Bairro de Fátima

Na manhã de sexta-feira (01/06/2012), no Complexo Habitacional Santa Bárbara, foi realizada a Operação Retomada, que contou com um total de 110 Policiais Militares e 50 Policiais Civis sendo o principal foco a Instalação do Policiamento Comunitário, onde foram cumpridos Mandados de Busca e Apreensão em apartamentos do Bairro, levantamento de pontos de tráfico de drogas e receptação, bem como captura de foragidos.

Foram efetuadas durante a Operação:
  • Uma prisão por Tráfico de Drogas, sendo 19,0 Gramas de Crack (em torno de 80 pedras).
  • Uma prisão por Posse de munição (04 cartuchos calibre 38).
  • Uma prisão por posse de arma (uma Espingarda cal 36 com 03 munições), 52 pacotes de cigarro marcas diversas, 53 maços de cigarro, 48 CD’s 424 DVD’s, 49 Chips de celulares das operadoras Claro e Vivo e 10 Munições calibre 38 intactas e uma deflagrada.
  • Uma prisão por Tráfico de Drogas, sendo apreendidos 05 invólucros de Crack. Uma recaptura foragido.
A ação marca a reinauguração de um módulo de policiamento comunitário da Brigada Militar, que estava desativado há mais de oito anos e foi reformado pela prefeitura nos últimos meses. A partir de agora, pelo menos dois PMs por turno e uma viatura permanecerão no local.

AÇÕES SOCIAIS

Natal Solidário e Arraiá BM

Várias fotos sobre o evento mostradas no site

FONTE: http://www.bmcruzalta.com.br/site/?page_id=952

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É com extrema felicidade que vejo o Comando Regional, através do Cel Paulo Roberto da Rosa Duarte, resgatar a filosofia de policiamento implementada em 01 de outubro de 1997 no 10º BPM de Cruz Alta  que aproximou os policiais das comunidades com abertura de postos nos bairros, instalação de ouvidoria, criação de patrulhas rápidas, ativação do policiamento escolar e mais o programa "Escola para a Vida- um mundo sem drogas" apresentado em palestras e de forma teatral por um grupo de abnegados, criativos e vocacionados policiais masculinos e femininos. Estão em boas mãos, a BM e as comunidades do Alto Jacuí.

Em tempo: Sugiro, SMJ, que se coloque a foto e o nome dos comandantes de OPM no Blog e forma de contato para que o público conheça os gestores do policiamento do Alto Jacuí e saiba como buscar ajuda ou relacionamento. Outra sugestão é a criação de um ouvidoria do Comando Regional.






Um comentário:

hayalaz disse...

Olá, tudo bem?
Em virtude das matérias de Polícia Comunitária deste BLOG, coloquei o link de vcs no meu BLOG; convido-os a visitarem o meu BLOG e vejam o que estamos fazendo de Polícia Comunitária na Cidade de Ceilândia, no Distrito Federal (Brasília).
http://www.policiacomunitaria.co.cc/
Se for possivel, coloque o nosso link neste BLOG, blz?
Disponha de nós.
AG. AYALA - 15ªDP - PCDF