O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BRIGADA MILITAR LANÇA PATRULHAS LOCALIZADAS

SEGURANÇA EM PORTO ALEGRE. BM lança patrulhas especiais no Centro - ZERO HORA, 15 de julho de 2010

Quatro duplas de PMs irão policiar ruas e avenidas centrais de Porto Alegre com o objetivo de prevenir ataques a bancos e a lojas, combater o comércio ilegal e reprimir o transporte irregular de passageiros. A principal mudança proposta pela Brigada Militar diz respeito à área de atuação dos policiais envolvidos no projeto, que será mais restrita, e ao tipo de relacionamento que eles manterão com a população.

– A comunidade saberá o nome e o celular das duplas que farão patrulhas direcionadas. Não será preciso ligar para o 190 – diz o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Maciel da Silva.

Os PMs, escolhidos entre os mais antigos que atuam na região, farão rondas a pé. Conforme o tenente-coronel Maciel, a iniciativa integra o projeto Patrulha Cidadã, que visa a qualificar a BM para a Copa de 2014.

Cada uma das patrulhas do Centro terá um nome:


- Bancária: fará ronda nas imediações das 75 agências e postos bancários)

- Comercial: acompanhará os cerca de 8 mil pontos comerciais da região)

- Smic: atuará em parceria com fiscais da secretaria da Produção, Indústria e Comércio)

- Metroplan (pretende reprimir o transporte irregular).

Nenhum comentário: