O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BRIGADA MILITAR LANÇA PATRULHAS LOCALIZADAS

SEGURANÇA EM PORTO ALEGRE. BM lança patrulhas especiais no Centro - ZERO HORA, 15 de julho de 2010

Quatro duplas de PMs irão policiar ruas e avenidas centrais de Porto Alegre com o objetivo de prevenir ataques a bancos e a lojas, combater o comércio ilegal e reprimir o transporte irregular de passageiros. A principal mudança proposta pela Brigada Militar diz respeito à área de atuação dos policiais envolvidos no projeto, que será mais restrita, e ao tipo de relacionamento que eles manterão com a população.

– A comunidade saberá o nome e o celular das duplas que farão patrulhas direcionadas. Não será preciso ligar para o 190 – diz o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Maciel da Silva.

Os PMs, escolhidos entre os mais antigos que atuam na região, farão rondas a pé. Conforme o tenente-coronel Maciel, a iniciativa integra o projeto Patrulha Cidadã, que visa a qualificar a BM para a Copa de 2014.

Cada uma das patrulhas do Centro terá um nome:


- Bancária: fará ronda nas imediações das 75 agências e postos bancários)

- Comercial: acompanhará os cerca de 8 mil pontos comerciais da região)

- Smic: atuará em parceria com fiscais da secretaria da Produção, Indústria e Comércio)

- Metroplan (pretende reprimir o transporte irregular).

Nenhum comentário: