O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento ostensivo que emprega efetivos e estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento com as questões locais, comprometimento com o local de trabalho e relações com as comunidades, objetivando a garantia da lei, o exercício da função essencial à justiça e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do do patrimônio. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O JAPÃO É AQUI


O SUL, 28/10/2013


WANDERLEY SOARES

Sistema nipônico começa a amarelar a política da segurança pública do RS

O município de Lajeado, no Vale do Taquari, implantará seis núcleos do PEPC (Programa Estadual de Polícia Comunitária), que é programado para ser conhecido por 46 mil pessoas. O investimento total chega a R$ 450 mil, o que corresponde a um apartamento de classe média quase alta. Para aperfeiçoar o programa, está sendo realizado um curso de 40 horas de PPC (Promotor de Polícia Comunitária). Lembro que as 40 horas do PPC correspondem a uma semana de trabalho de um professor que leciona em dois turnos. Em Lajeado, participam do PPC 24 policiais e cinco membros da comunidade, que sairão do curso prontinhos para ir à luta. Sigam-me.


Chuzaisho (1)

Segundo o Piratini, o PEPC traz um conceito inédito no Brasil, "aproximando os policiais com a população". Alinhava o policiamento comunitário - denominado Chuzaisho, no Japão - e o de policial de quarteirão. Traz para o perímetro urbano o conceito japonês que coloca o policial a morar em pequenas comunidades da zona rural. Os PMs alugam as moradas nos bairros de atuação (custeadas pelos municípios com bolsa de R$ 600 por mês) e a viatura poderá ficar na própria casa, em algum lugar da comunidade ou no batalhão. A partir do levantamento das necessidades da região, o policial adapta seu horário de trabalho


Chuzaisho (2)

Adotado o sistema nipônico, segundo consigo entender, como um humilde marquês e mero observador da segurança pública, o PM que morar em sua área de trabalho e com uma viatura na frente ou próxima de sua casa, estará de plantão 24h/dia. Ele a sua família. Tal policial será prestigiado pela comunidade e alvo iluminado para bandidos. Chego a crer que o PEPC deverá importar não só o Chuzaisho, como também a cultura japonesa, sem esquecer de tornar os cruzados dos PMs equivalentes aos ienes dos samurais



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Sou defensor da estratégia do policiamento comunitário, de proximidade e interativo, trabalhado como filosofia de policiamento que aproxima o policial do cidadão, aumenta as relações comunitárias e propicia uma interação preventiva dos delitos, mediação de conflito  e agilidade no atendimento das ocorrências. A base desta filosofia é a confiança mútua e a chave é o comprometimento. Se a base não for sólida e a chave não for a adequada, a filosofia não resiste ao tempo, especialmente se tiver conteúdo político partidário.

Nenhum comentário: