O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. O Comprometimento é a energia.

Esta estratégia de policiamento visa garantir o direito da população à segurança pública, mas, tendo em vista que confiança é essencial, o sucesso depende de policiais preparados, do apoio da sociedade organizada, das comunidades, de leis respeitadas e da interação entre poderes, instituições e órgãos envolvidos num Sistema de Justiça Criminal que exige finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, valor à vida das pessoas, comprometimento, objetivo, coatividade, instrumentos de justiça ágeis, execução penal responsável e forças policiais bem formadas, respeitadas, valorizadas, especializadas, atuando no ciclo completo e capacitadas em efetivos para exercer função essencial à justiça na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

VALORES SÃO CONVICÇÕES ASSUMIDAS






DEPARTAMENTO POLICIAL DE NOVA IORQUE


Nossos Padrões de Excelência


Valores são as convicções assumidas pelo Departamento Policial e seu pessoal. Eles guiam as ações individuais dos empregados e as decisões políticas feitas pela administração. Como tal, os valores proporcionam para o Departamento uma sensação do por que existe e o que quer alcançar.

Para os empregados, valores indicam como eles vêem o mundo, os seus componentes e outros com quem eles têm contato. Aos executivos da das organizações, valores são as forças motrizes do comportamento. Pessoas não fazem coisas por causa da ameaça de punição disciplinar, mas porque elas acreditam no que estão fazendo.
 

No policiamento, três são os tipos de valores particularmente importantes.


Valores organizacionais - são a declaração oficial do Departamento de como o policiamento será feito e o que é mais importante. Aqueles valores indicados como os mais sérios da organização. Valores da organização vinculados à comunidade para a qual presta serviços. O método para lidar com as situações que encontra diariamente. 

* O encontro da razão de existir da corporação com o dever de servir e proteger a comunidade.


Valores do servidor - indicam como os policiais uniformizados e civis vêem o mundo no qual eles trabalham. Como os valores organizacionais, pelas suas percepções de empregados, indicam o que acreditam, o que é importante, e como tratam as pessoas com quem entram em contato. 

* A valorização da pessoa e da família do policial, o cuidado com a saúde mental e o respeito aos direitos humanos e funcionais do policial.

Valores da comunidade
- indicam como os residentes da cidade esperam do Departamento Policial. Estes valores partem da expectativa do público para com o Departamento Policial. Valores de comunidade também indicam o tipo de relação que acreditam que o Departamento deve ter com residentes dos bairros da cidade.

* A interação e o comprometimento com o local de trabalho e com a segurança das pessoas que moram, trabalham e vivem ali. 

O Departamento Policial da Cidade de Nova Iorque sempre teve seus valores organizacionais. Com o passar do tempo, estes valores foram cultuados, mas raramente foram postos em forma escrita. O Departamento Policial da Cidade de Nova Iorque que é uma grande organização se torna difícil obter um consenso de valor. Mas com a mudança do Departamento para o policiamento comunitário, estes valores do Departamento devem ser declarados publicamente e geralmente têm que emparelhar com as expectativas da comunidade. Os valores de todos os empregados devem, em troca, emparelhar com os valores do Departamento e assim todo o potencial do policiamento comunitário será alcançado.

* A unidade policial deve atender a expectativa e a confiança da população.

Valores atuais do Departamento e Comunidade 

Muita discussão surge entre a polícia e os seus componentes vêm de valores contraditórios e de expectativas. O que a comunidade espera da polícia e que polícia espera deles entra freqüentemente em conflito. O assunto é ainda mais complicado quando se verifica a diferença entre os valores declarados e os valores atuais. 

* Sem confiança interna e externa fortalecida por postura e resultados, não existe policiamento preventivo...

 A comunidade espera estes resultados de sua polícia:

· Honestidade e integridade

· Respeito

· Imparcialidade

· Justiça

· Profissionalismo.

· Sensibilidade

· Obediência à Lei

· Dignidade de vida

· Responsabilidade do governo para com as pessoas

· Tratamento igual dentro da lei

· Responsabilidade para as necessidades da comunidade

· Execução neutra de lei e respeito às diversas culturas e estilo de vida

· Comunidade participando da execução e tomada de decisões

· Apoio aos direitos humanos e liberdades civis

· Um meio ambiente seguro e protegido

· Seleção boa, treinamento e equipamentos.





Fonte:
Policing New York City in the 1990s
The Strategy for Community Policing
Lee P. Brown Police Commissioner
January, 1991

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/